A internet mudou as rotinas produtivas, a relação com o público e os critérios de noticiabilidade, os conceitos sobre narrativas, notícia, rotinas produtivas. Em seu artigo What is journalism, Mark Deuze divide o conceito sobre jornalismo em três partes:
1) Jornalismo como ideologia [jornalistas oferecem um serviço público, jornalistas são neutros, objetivos, imparciais e credíveis, Jornalistas têm autonomia editorial, liberdade e independência, Jornalistas têm senso de imediatismo, Jornalistas têm senso de ética e legitimidade].
2) Jornalismo e tecnologia: Multimídia;
3) Jornalismo e sociedade: Multiculturalismo.
O autor afirma que multimídia e multiculturalismo desafiam a percepção do jornalismo e do modo de fazer jornalismo. Ele critica a falta de textos que discutam teoria do jornalismo, multimídia e multiculturalismo.
Para Deuze, "a literatura geralmente discute o papel do jornalismo cívico ou a relação dos jornalistas e empresas de comunicação". ]
Portanto, propõe repensar o jornalismo e a identidade dos jornalistas para manter um entendimento conceitual coerente do jornalismo praticado na web.
A definição de multiculturalismo é a seguinte: Contato entre as diferenças formas de culturas nacionais e locais - que entende a cultura não está restrita à etnia, à nação ou à nacionalidade, mas como um lugar de direitos coletivos para a determinação própria de grupos.
A pensar...
LM
17 de abr. de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário