Para o autor de Pause and Effect: the art of interactive narrative, Mark Stephen Meadows, define a narrativa interativa como uma representação de personagens e ações baseada no tempo, em que o leitor pode afetar, fazer escolhas e modificar o enredo.
Meadows apresenta 3 estruturas narrativas interativas:
Nodal – O enredo nodal apresenta uma série de eventos não-interativos, interrompidos por pontos de interatividade. Mantém um arco dramático forte. É interessante para histórias que têm um só início e no mínimo dois fins. Esta estrutura possibilita uma forte história de fundo, um desenvolvimento claro dos personagens e a construção de um ambiente profundo. Entretanto, corre o risco de limitar a interação.
Modular – O enredo modular apresenta também uma série de eventos não-interativos, interrompidos por pontos de interatividade, e ainda mantém o arco dramático, mas sem necessariamente ditar a ordem dos eventos a ser seguida. Ele permite que o usuário decida por seguir uma linha reta, evitando interagir com o ambiente, ou pegue uma rota que aumente a interação e a participação.
Aberta – O enredo aberto assemelha-se a um mapa rodoviário. Apresenta pontos de decisão que levam o leitor a outros pontos de decisão. O arco dramático é completamente abandonado para privilegiar o interesse pela exploração, modificação e investimento do leitor.
Resenha de Bia Ribas
LM
21 de abr. de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário