8 de mai. de 2009

The Twitter Book


View more presentations from oreillymedia.
meu comentário: atualmente, a discussão agora gira em torno dos pós-leitores (produtores e consumidores de informação em redes): o power point como máquina de escrever, tema da apresentação destacada acima. Entretanto, é preciso pensar nos produtores. Isso mesmo, os produtores de conteúdo - jornalistas de grandes corporações.

Ainda que a noção de produção e leitura se reconfigure do ponto de vista da recepção, a produção continua sendo linear. Os inputs nos sites noticiosos, agências, blogs e redes sociais seguem uma lógica estruturalista. Portanto, quando o leitor recria uma informação disponível, ele se apropria de algo que foi planejado com começo, meio e fim - no caso do Jornalismo.

Talvez seja essa a grande questão: analisar o fluxo da informação desde a produção até a reconstrução pelo receptor, o produser, o pós-leitor. Imagino que haverá sempre um revezamento de posições - ora linear, ora não linear (conforme o ponto de vista de quem lê e de quem escreve).

Em tempo: Este post é uma tentativa de recriar a informação sobre a nota do blog Filosofitis Ideaclips sobre o texto Reinventing the Book in the Age of the Web, de Tim O Reilly.

A pensar,

LM

Nenhum comentário: