Disse Nova Spivack em 2008, na Next Web conference, realizada em Amsterdam:
"Os gráficos sociais conectam pessoas enquanto a web semântica conecta coisas. Isso significa que os gráficos sociais integram uma pequena parte da web semântica. Depois que passar o hype da web 2.0, entraremos na web 3.0, com o desenvolvimento de conexões entre pessoas e informações, não apenas para cunhar um número, mas porque haverá uma melhora fundamental na infraestrutura da web. Na versão 4.0, as interfaces serão mais inteligentes e proporcionarão navegação também mais inteligente por meio de uma rica base de dados. A busca semântica não entende apenas o significado dos dados, mas as conexões entre eles. "
Para o fundador do Twine, as tags terão um papel importante na internet, nos próximos anos. Spivack acredita que entre 10 e 15 anos as palavras-chaves serão substituídas por etiquetas. Para esta pesquisadora também. Mas o grande nó está na falta de critérios inteligentes que facilitem a localização de informação na rede. Outro problema são as diferenças culturais, sobretudo de linguagens, que impedem uma uniformização de metadados.
De todo modo, vale a pena conhecer o que Spivak tem para nos ensinar, sobretudo porque experimenta as possibilidades da tag semântica no Favik, um bookmark semelhante ao Delicious, que sugere as tags a partir da base de dados da Wikipedia, em vários idiomas, inclusive português.
A pensar,
LM
27 de mai. de 2009
Ilhas de informação
Marcadores:
Faviki,
Nova Spivack,
tag semântica,
Twine,
web semântica,
Wikipedia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário