10 de abr. de 2009

Widget para complementar?

Artigo publicado na quinta-feira, 9, no El Pais sobre internet x televisão coloca no bojo da produção o uso de widgets para complementar o conteúdo da tevê: "La aplicación TV Widgets, que se comercializará a mediados de este año, permitirá a los espectadores poder consultar información en Internet mientras ven televisión". Trata-se de excelente oportunidade para discutir convergência (distribuição de mídias no browser) e hibridização (novo formato a partir da mistura de elementos).

Esta pesquisadora já postou comentário criticando o fato de a Globo usar mobile e web para atrair o telespectador. Não dá mais para apropriar-se dos elementos de composição para criar uma idéia de plus. É preciso partir para uma prática mais audaciosa até porque os dispositivos - tevê, computador e celular - deixaram de ter funções restritas às suas características para se tornarem plataformas de remix completamente reconfiguradas.

Isso significa que um celular não tem mais a função de fazer e receber ligações, a tevê não exibirá apenas a programação determinada pelas emissoras e o computador virou um metameio, nas palavras do pesquisador russo Lev Manovich, uma ferramenta composta por outras ferramentas para criar o que ele chama de remix profundo - mistura de elementos de composição e integração de programas de edição, ilustração e publicação, por exemplo.

Portanto, o que está em jogo é pensar a estrutura de criação a partir de uma cultura de rede baseada cada vez mais no agenciamento e no tageamento e não em reproduzir metáforas analógicas que complementem conteúdo.

íntegra

A pensar,

LM

Nenhum comentário: