18 de abr. de 2009

Para não perder nada

Impossível não saber o que está rolando no Online Journalism Symposium em Austin (Texas, EUA). A cobertura do evento aposta nos principais formatos disponíveis até agora: blog, twitter, webcast e galeria de fotos. Dá para acompanhar tudo em real time e ainda baixar os artigos apresentados.



Entre os temas discutidos no primeiro dia estão: open source (filtros de comentários, participação no conteúdo e alerta de erros), modelo de negócios, integração de redação, infográficos animados, narrativa visual em base de dados e vídeos no You Tube para complementar a narrativa.

Mostrar os debates a partir de várias mídias pode parecer too much, mas não é. Sobretudo porque não trata-se de replicar a mesma informação em diferentes formatos, mas operar como plus. O blog do simpósio é um exemplo disso.

Recheado de links relacionados às apresentações, traz um resumo dos conceitos que estão na ordem do dia em Austin, como a apresentação de Maria Teresa Ronderos, diretora do jornal digital colombiano Semana, sobre narrativas dinâmicas em base de dados.


Para o Twitter ficam os flashes, com pontos de vista de quem está na platéia, dos jornalistas que cobrem o evento e das milhares de pessoas conectadas ao microblog. No web cast, cobertura ao vivo e exclusivas.


Essa mistura de impressões e amplitude de ângulos dá uma idéia geral do bom planejamento quando há diversas mídias à disposição. Jornalistas estamos acostumados a pensar pautas em nosso quintal, sem ter a perspectiva de uma linuagem visual híbrida.

A pensar,

LM

Nenhum comentário: