27 de abr. de 2009

Mapa do open source

Quer saber a quantas anda o open source mundo afora? Agora você pode. Graças a pesquisas realizadas pelo Georgia Tech foi possível criar um índice e um mapa de atividades de uso de fonte aberta.

O índice mede 75 países baseado em um ranking que leva em conta políticas, ações e dados dos campos de governo (acordos para uso de software livre), indústria (número de usuários de OSS -Open Source Software -, registrados per capita e crescimento da internet) e comunidade (número de internautas per capita, apoio a softwares livres e aplicação dos códigos oferecidos pela Google).

A aferição vai de 1 (alto) a 75 (baixo) e a pesquisa pode ser feita por atividades e ambientes open source. Mesmo os países com baixo índice podem ter características favoráveis ao uso de programas como Linux, por exemplo, por registrarem alto número de usuários de internet e patentes de software.

Os dados são exibidos em um mapa mundi dinâmico que classifica os países de acordo com o resultado apresentado por cada um. Estados Unidos, Brasil, China e Austrália e alguns países da Europa, como França, Alemanha e Reino Unido, têm destaque em atividades open source.

A dica é do Blog do GJOL

LM

Nenhum comentário: