8 de set. de 2009

Tag takes command

Post atualizado na quarta, 9, às 9h34

Sabia que João Figueiredo adorava cavalos e manteve um haras na Granja do Torto até deixar o cargo, pela porta de trás do Palácio do Alvorada? É dele a célebre frase “Prefiro cheiro de cavalo ao cheiro do povo”. Ouviu algo sobre Ulysses Guimarães, uma das figuras mais importantes das Diretas Já, ter enfrentado a repressão militar nas duas de Salvador? Com o braço levantado, rompeu a barreira e bradou: "Respeitem o líder da oposição."

Essas e outras milhares de imagens compõem o www.photobahia.com.br, banco de imagens do fotógrafo Luciano Andrade, pautado pela busca e baseado exclusivamente em tags. Por meio de palavras-chave, a navegação intuitiva leva o usuário ao acervo documentado ao longo de 30 anos de carreira.

Nesse período, Andrade clicou personagens históricos, como Mãe Meninha do Gantois, Carybé e Camafeu de Oxossi. Acompanhou, passo a passo, a abertura política no Brasil, fotografou Tancredo Neves em Portugal, Roma e Washington e registrou em suas lentes o velório do general Golbery do Couto e Silva. Conhecido por "feiticeiro", o bruxo entrou para a história por um lado obscuro (fundou o SNI, o serviço de espionagem da ditadura e, no governo de Ernesto Geisel, trabalhou pela abertura democrática, entre tantos outros que estão no @photobahia.

O mais interessante da proposta, desenhada por esta jornalista, é a tentativa de exercitar alternativas à reprodução de metáforas analógicas, e a exibição dos temas por ordem de postagem de material é uma delas. Também não há redundâncias ou imperativos. A entrada do @photobahia é uma espécie de vitrine sobre o que há de novo. Um sinal de + convida a ver as últimas atualizações.

A lógica de a agência de fotos ser ancorada em tags se explica pela variedade de composições permitidas na rede e fora dela. É isso que está em jogo: testar as conexões possíveis em uma cultura que já não é mais de página, mas de base de dados dinâmica.

Trata-se de fazer rede e não estar em rede.

A pensar,

@lmoherdaui

Nenhum comentário: