25 de dez. de 2008

"La realidad no es la única verdad"


Philip K. Dick

Boa a discussão que começa no blog de Scolari sobre as reflexões do escritor Philip K. Dick (1928-1982) dos limites entre real e virtual. Há quem diga que ao se conectar ao ciberespaço, o usuário se reduz a uma URL. Afirmação bastante simplista se considerar tudo o que tem sido discutido, e efetivamente, realizado, do ponto de vista tecnológico.

Conversão do corpo em uma zona topográfica virtual, dublê virtual, telepresença, deslocamento do indivíduo biológico para o cibersistema, novo projeto de corpo (GIANNETTI, 2006, p. 101) e uma série de outras possibilidades de transformação parecem supor que real e virtual serão justapostos.

O que está em jogo é um novo projeto de corpo e, portanto, do humano. Para Stelarc, a microtecnologia utilizada e implantada no corpo permitirá romper com as fronteiras biológicas:

"A pele era, como superfície, o início do mundo e, simultaneamente, o limite do indivíduo. (...) Expandida e penetrada por máquinas, a pele já não é mais a superfície plana e sensível de um lugar ou de uma parede intermediária. O indivíduo se encontra, agora, fora da pele; porém, isso não significa nem uma separação nem uma ruptura, mas uma compreensão da compreensão da consciência. A pele já não representa clausura" (STELARC, 1997 apud GIANNETTI, 2006, p. 101).

A pensar (e muito)

LM


Um comentário:

Eduardo Miguel disse...

- Achei interesante a proposta, mas limitado como sou na falta de escola fico a pensar se não seria o caso de também se apontar para uma possibilidade de resolver os problemas ao invés de só aponta-los???
- Veja não quero criar polêmica ou parecer desrespeitoso... centro foco na discussão de modelos mais produtivos e que assumam as cô- responsábilidades e se somos sempre parte do problema e das soluções quero sempre mesmo limitado evoluir e uma destas possibilidades esta na pesquisa, leitura, troca de informações, no compartilhar um sonho de esperança e se a net é a verdadeira ferramenta democrática de alcançar a liberdade de acesso nas informações!!! sigamos em frente e sempre para frente sem é claro esquecer que temos retrovisor neste veículo que se dispõem em equilíbrio de poderes e necessidades com 5 marchas á frente e uma á ré divisões claras de necessidades e grau de importancia a replicar paralelos possíveis em quaisquer situações como referências a se descobrir, descobrir é fundamental e ajudar a apontar soluções para o futuro como ferramenta é sim algo extremamente exêncial!
- Sua proposta é maravilhosa... apenas quero dizer que precisamos nos unir para que possamos também assumir o papel de agentes facilitadores a estimular soluçõe, assim sendo todos somos um pouco responsáveis e mesmo não tendo escola sinto que tenho algo á ensinar e muito a aprender!!! somos no individual os valores más na soma o verdadeiro fenomeno do milagre, por isso quero colaborar com meu voto de confiança e dizer que tudo pode ser uma arma ou ferramenta até as limitações citadas nestes posts apontando portanto inúmeras oportunidades dereflexão e ações, obrigado pela oportunidade e parabéns pelo trabalho fundamental que estão á realisar.