6 de dez. de 2008

O lugar dos anúncios

Como se sabe, os projetos gráficos de jornais impressos prevêem espaços para anúncios, e também não é novidade que, em muitos casos, os textos perdem lugar para anunciantes. No jornalismo digital, muitos formatos têm sido testados e, ao contrário das páginas analógicas, na rede o usuário pode recusar alguns deles, como é o caso dos pop-ups. Hoje há dezenas de formatos, e o grande nó é descobrir qual é a melhor disposição nas páginas.

Pesquisas como a Eye Track, do Poynter, apontam caminhos a partir do olhar do usuário, do que o atrai na página. Os anúncios integram o pacote de modelos de negócios do ciberespaço e, por essa razão, os projetos têm de contemplar espaços para que as páginas não fiquem carregadas de banners e se misturem ao conteúdo, critica artigo da Smashing Magazine.

"While advertisements are hardly the primary concern of web designers in general, not accounting for them will result in a very awkward layout that can either detract from the flow of the website or put the ads in a spot where they will not receive enough attention from visitors. In order to maximize ad revenue for the client, with minimal interference in the appeAdicionar imagemarance and usability of the website, the designer must take advertising needs into consideration throughout the design process."

meu comentário: a esse raciocínio deve-se incluir a desconstrução do formato atual das páginas - pautadas pela simulação do papel, diagramação em colunas e hierarquia -, e a reconfiguração do design proposto atualmente.

A pensar,
LM

Nenhum comentário: