1 de jun. de 2009

Google to Start Selling Books

Na BookExpo, realizada na última semana nos EUA, a Google anunciou que pretende criar um programa para editores comercializarem versões digitais de livros pela sua ferramenta de busca. A notícia foi publicada no NY Times desta segunda, 1.

A iniciativa da empresa de Larry Page e Sergey Brin é uma resposta a publishers que se mostraram preocupados com o valor cobrado por edições de best sellers para o Kindle, da Amazon,: U$ 9.99. O livro de papel, de capa dura, sai por US$ 26.

Nas discussões iniciais, a Google afirmou que os editores podem estabelecer o valor da venda aos consumidores. O programa será diferente do utilizado para escanear sete milhões livros de bibliotecas universitárias (muitos deles com edições esgotadas).

Atualmente, é possível pesquisar até 20% do conteúdo de obras disponíveis para venda em sites como o da Amazon, por exemplo. Com o acordo, os editores enviam à base de dados da empresa versões impressa e digitais de seus títulos. Assim, o usuário consulta o que lhe interessa e efetiva a compra no mesmo espaço.

O Google já disponibiliza 1,5 milhão de títulos para software de leitura via celular.


LM

Nenhum comentário: