25 de jul. de 2008

De fotos abertas e fechadas

Reprodução O Globo (assinantes)
Reprodução Folha de S.Paulo

Reprodução O Estado de S.Paulo


Tudo bem, as fotos publicadas nos jornais de hoje são muito boas, sobretudo a do Estadão, que dá a dimensão da popularidade do candidato à eleição presidencial dos EUA Barak Obama, na Alemanha.

O nó é dar o corte para a web, ou pensar a foto para web na hora do clique. Pouca gente faz isso, e o resultado quase sempre é um ponto no infinito... (de um personagem, objeto, lugar). Não só o texto deve ser remodelado para o suporte digital, mas o planejamento das imagens também.

Claro que o aumento da banda larga permitiu ampliar imagens nas capas, mas mesmo assim, é preciso repensar a edição.

Em tempo: quando se fala em foto fechada para a web, não significa ajustá-la para caber na página, ou cortar no plano americano... Ou postar um boneco..

A pensar,

LM

Um comentário:

Luciano Dias disse...

O problema é que as fontes pagadoras dos principais sites são os jornais e as TVs. Por isso,as agências pensam em jornais e não em sites, mesmo as fotos sendo digitais. De qualquer forma, essa é uma bela bola para ser levantada e debatida.
Luciano Dias
www.riadaeconomia.com