Já teve que fazer a conta de quantos retweets recebeu nos últimos meses? O retweet ou RT, para usar uma linguagem de e-mail, é o mesmo que encaminhar mensagens. A diferença é que no twitter, o texto é replicado automaticamente à rede e tem acesso até mesmo quem não faz parte de sua rede social.
A novidade é que daqui a algum tempo vai ser possível saber, no Brasil, quem RT, quantas vezes, posição no ranking e pesquisar termos por tags. A idéia, restrita ainda aos EUA, é de Dan Zarella, especialista em marketing em redes sociais e marketing viral.
É verdade que estão disponíveis na internet dezenas de aplicativos para medir RTs, mas ainda são pouco eficientes para quem trabalha com jornalismo e publicidade, e a proposta de Zarella é, sem dúvida, um caminho para facilitar esse tipo de métrica.
Doutoranda na PUC/SP em Processos de Criação nas Mídias, bolsista da Capes II e pesquisadora associada do grupo NetArt. Mestre pela FACOM/UFBA, é autora do primeiro guia de estilo JOL do país (3 ed.). Fez parte do Bolsa UOL Pesquisa de 2008, sob o processo número 20080102180000. Participou da criação do iG e do Último Segundo. Coordenou a reformulação do portal baiano A Tarde On Line - design, conteúdo e sistema de publicação(2003 a 2006) -, e iniciou o processo de integraçao das mídias - jornal, papel e rádio - do grupo A TARDE. Venceu o 2º Prêmio de Mídia do Estadão (99), com Diários Paulistanos na Web.
Nenhum comentário:
Postar um comentário