13 de out. de 2009

Dá para mapear o tempo real?



O site ReadWriteWeb selecionou, categorizou e mapeou  formas de comunicação em real time em 50 empresas. A idéia é entender de que maneira se dá a distribuição de pacotes de dados pela rede:

human-to-human communication
Twitter, Instant Messaging e um novo serviço chamado Olark 

human-to-machine/object-to-human communication
Formas de comunicação geralmente mediadas por tecnologia como, por exemplo, o Aardvark, sistema de referências cruzadas, que mostra ações e repercussões de usuários pela rede, algo próximo de uma "web de pessoas".

machine-to-human systems
Robôs que trabalham para o usuário em tempo real e avisam sobre atualizações que interessam como o Notify.me. Ou seja, a máquina comunica o indivíduo sobre algo.

machine-to-machine systems
Como o PubSubhubbub, protocolo de comunicação em tempo real que sincroniza dados de perfis em redes sociais por meio do WebFinger. Esse sistema permite ao Google, por exemplo, puxar atualizações sempre que estiverem disponíveis, em vez de ter de indexar página por página.




Porém, o grande desafio ainda continua. Como escapar da esmagadora massa de informação digital? A solução do ReadWriteWeb é apostar que o cidadão usará seu crivo de mundo para selecionar conteúdo. Algo semelhante ao que propõe Geert Lovink: a criação de redes sociais organizadas.


É uma grande aposta. 


A ver.

Nenhum comentário: