2 de jan. de 2009
Next for news design?
A SND convidou designers, jornalistas, professores, consultores e editores para postar previsões sobre a mídia neste ano. Destaco os principais pontos:
- equipes menores e aumento da competitividade
- jornais investem pesado em novos formatos de anúncios
- o celular ganha importância na produção jornalística integrada
- aumento de conteúdo distribuído por plataformas móveis
- destaque para a criação de narrativas por meio de base de dados visuais
- fim do uso de câmera de vídeo e a consolidação de DSLR (digital single lens reflex) no fotojornalismo
- amplifica-se a importância dos filtros de notícias, e os jornais compreendem que o conteúdo deve ser publicado na web, em primeiro lugar, mesmo que isso resulte em menos venda de papel - 2009 é o ano de reinventar o design de notícias na rede
- atrair leitores para conteúdo interessante e credível
- desenvolver modelo de negócio mais rentável
- influência da web no design de jornais impressos
- parceria entre empresas de software e telefonia para criar novas plataformas de leitura, audição e visualização de informação
- fragmentação de conteúdo: apresentação de impresso e on-line tem apenas texto ou imagem - infográfico, fotografia ou vídeo
- anos dourados da revista Life estão de volta: reinventar ou descobrir gêneros visuais em vídeo, perfis, entrevistas e resumo de notícias
- redes sociais são indispensáveis na produção de conteúdo
A pensar,
LM
Marcadores:
conceito,
design,
fragmentação,
internet,
jornal impresso e digital,
leitor,
plataformas móveis,
redes sociais,
redesenho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário