14 de jan. de 2009

As palavras e as coisas no El Mundo

Bem, não dá pra ter tudo mesmo. Essa é uma das primeiras lições que jornalistas aprendemos quando passamos à Academia. A segunda, é preciso entender as práticas nas redações digitais para depois criticar (construtivamente, claro).

Assim, começa uma percepção (mais sitematizada) do novo redesenho do El Mundo. Elogiado diversas vezes desde que foi ao ar no último domingo com agressiva campanha de marketing voltada para as multiplataformas de distribuição, parte-se agora um olhar mais atento.

Vamos lá:


Os botões para avançar as fotos dinâmicas na capa. Um dos raros exemplos em que o ícone não precisa de legendas. Quem não sabe que o sinal de + significa mais? Outro botão interessante é o que avisa em qual foto o usuário está. Afinal usuários não precisamos de números (1,2,3,4,5) para acompanhar imagens nos portais.


Cheguei a postar no domingo, quando foi anunciado o El Mundo repaginado que usuários estávamos livres do click to play. Não foi bem assim. Há vídeos no jornal espanhol que ainda nos pedem para clicar no botão play. Não precisa, sabemos que o ícone significa play. Tem no controle remoto.


Excelente resolução para os serviços interativos e, sobretudo, os de share. Mas ainda me pergunto qual o critério de seleção desses botões? Popularidade? Qualidade? Tecnologia?

Precisa repetir à exaustão a palavra Titulares? Não há outra maneira de destacar essas secciones?

A pensar,

LM

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