7 de abr. de 2008

Yes, nós temos multimídia

Antes de a banda larga ultrapassar o acesso discado, o que se via pela web eram sites que faziam grande uso de texto, em detrimento a imagens, áudio, vídeo e dos pacotes multimídia. A predominância da escrita dominava grande parte da mídia por: a) ter precedência histórica, b) ter baixo custo, c) ser de fácil produção, d) ser viável em várias plataformas, e) ter inércia e f) ter familiaridade.

Hoje, ainda há obviamente expressivo uso do texto em sites jornalísticos e um maior uso dos recursos multimídia disponíveis por conta de uma série de fatores, sobretudo da replicação de sistemas de publicação que permitem editar facilmente o material em áudio, vídeo, imagens e slide shows, entre outros.

Avançamos em criatividade, mudamos a diagramação das páginas de jornais na web (antes, com predomínio de texto e um mar de links) e começamos a raciocinar multimídia. Mas ainda estamos sem um road map de como destacar todo esse material, a começar pelos links, elementos de acesso e de edição também.

Para pensar:

1) há critérios para uso de artigos relacionados em uma matéria?
2) está definido o lugar de inserção de links no meio do texto? devemos colocá-los no pé da matéria, no meio do texto, antes do lead, depois do sub-lead? Onde?
3) ok, temos multimídia, mas e agora? o que fazer com esse material? quando ele cai no texto?
4) há critérios de produção de material multimídia para complementar texto?
5) devemos oferecer ao usuário tudo de uma só vez, goela abaixo?

LM

Nenhum comentário: