30 de jun. de 2010

Uma teoria de redes



Chega às livrarias, no próximo dia 13, Linkania, uma teoria de redes (Editora Senac), de Hernani Dimantas. A orelha é assinada por Ricardo Kobashi e Drica Guzzi:


"Há pouco mais de duas décadas, ainda era comum enviar cartas, comprar selos. Jornais em papel sujavam nossos dedos pela manhã e eram nossa principal fonte de informação. Havia filas intermináveis nos bancos. Matar a saudade do amigo que morava longe era caro, raro e para poucos. Nossas relações eram determinadas pelo tempo e pela distância. Trabalhar, estudar e consumir exigiam deslocamento. Os ciclos eram de horas e dias, e a distância era medida em quilômetros. “Um minuto...” expressava, de fato, rapidez. Há pouco mais de duas décadas estávamos todos um pouco mais distantes uns dos outros.


No auge do individualismo, da busca incessante pelo lucro bem representada pela geração dos yuppies de Wall Street, quando a história e as utopias pareciam ter acabado, uma revolução começava silenciosamente e a tecnologia que a viabilizaria ganhava o mundo, encurtando distâncias, agrupando pessoas e dando voz às suas idéias.


Em “Linkania, Uma teoria de Redes”, Hernani Dimantas explora esse mundo, onde as distâncias encurtaram, o tempo ganhou novo significado e a sociedade, agora hiperconectada, foi obrigada a rever suas estruturas culturais e produtivas. Com pinceladas fortes e cores marcantes, Dimantas constrói um universo teórico de como nos movimentamos e nos motivamos na rede. Cria, inventa, põe luz, oferece novos termos e conceitos. Palavras novas são apresentadas e outras tais como: colaboração, rede, reciclagem, dobras e multidões têm seu significado revisto, remixado para poder explicar uma realidade que teima em mudar mais rápido que nossa capacidade de descrevê- la.


Cientes ou não da mudança, protagonizamos a revolução silenciosa onde os líderes são tão numerosos quanto seus seguidores, cada troca de mensagens determina sozinha o seu caminho pela rede e cada lugar é o que dele se faz."


serviço
13 de julho
19h/21h30
Livraria Cultura - Conjunto Nacional
Avenida Paulista, 2.073
São Paulo/SP





Nenhum comentário: