8 de abr. de 2010

"Somos todos jornalistas"

Vale muito a pena replicar o post de Ricardo Noblat "Somos todos jornalistas" sobre a participação dos leitores na cobertura da enchente no Rio de Janeiro:

"O twitter deste blog ganhou ontem quase 400 novos seguidores.
Para ser exato: 390.
Vinha crescendo em média 70 novos seguidores por dia desde janeiro último.
O que houve?
A combinação de duas coisas: informações que apurei sobre as chuvas no Rio e informações sobre o mesmo assunto apuradas pelos leitores.
Para cada informação que eu dava, os leitores mandavam sete ou oito outras. E eu repassava cada uma delas para todos os seguidores do blog. 
Depois da internet os jornalistas perderam o monopólio da informação. E notícia deixou de ser apenas o relato de um fato.
Notícia passou a ser conversa também - e acima de tudo, troca.
O que também me impressionou ontem: nenhuma notícia mandada por leitores e repassada por mim para os seguidores do blog estava errada.
O que derruba a idéia ainda cultivada por muitos jornalistas de que leitores não jornalistas carecem de compromisso com a veracidade do que relatam.
Eu estava em Brasília tentando saber o que acontecia no Rio. Ou mesmo em Brasília onde também choveu muito forte.
Na maioria das vezes, os leitores escreviam sobre o que viam.
O testemunho deles era mais vivo e mais crível do que o meu.
Na mesma linha, as imagens mais impressionantes sobre as chuvas no Rio mostradas pelo Jornal Nacional ontem foram colhidas por cidadãos comuns."
Leia também:

Nenhum comentário: