21 de mar. de 2010

Blogs e jornais são a mesma coisa?




Excelente discussão traz o Los Angeles Times, replicada pelo Gawker, sobre o fato de a cobertura dos blogs assemelharem-se à de jornais impressos. E mais: os blogs agora disputam os leitores da mídia de papel, com notícias quentes, trazem artigos, fotos editadas ou arte e oferecem à audiência material jornalístico com profundidade, como o Politico ou Deadline Hollywood.


O Times arrisca uma justificativa: de que as pessoas lêem notícias linkadas em redes sociais Por isso, não faz sentido não postar no Twitter ou Facebook um título que não seja objetivo, com sujeito, verbo e predicado. Também não interessa a ninguém notícias com erro de informação e gramática, essas não serão replicadas na web. 


Obviamente que há diferenças entre as plataformas: o blog busca informações em tempo real, enquanto os jornais têm um dia para apurar um fato. A grande questão é se os blogs disputam leitores com a mídia impressa, o que os publishers devem fazer diante do tweet de Cynthia Shannon, de São Francisco?: "Há algo muito errado quando Drudge e Gawker tornam-se minhas principais fontes de notícias."




Nenhum comentário: