28 de fev. de 2010

Por um visual mais limpo



Está na Folha de S.Paulo deste domingo, 28, as diretrizes do novo projeto gráfico que circulará em maio. Reproduzo aqui os principais trechos do texto:


time


direção: Eliane Stephan
colaboração: Jair Oliveira e Naief Haddad, coordenador editorial da reforma
+ 16 profissionais de arte subordinados a Fábio Marra, editor da área
redesenho da fonte de títulos: Lucas de Groot, designer holandês. Groot redesenha a fonte de títulos criada especialmente por ele na reforma de 1996
fonte de texto e uma terceira família tipográfica: designers Erik Spiekermann, de Berlim, e Christian Schwartz, de Nova York


highlights


Otávio Frias Filho: "Ser mais legível, interessante e útil se tornou um imperativo" num ambiente marcado pela oferta cada vez maior e caótica de informações.

Eliane foi responsável pela reforma realizada em 1996, quando a impressão do jornal passou a ser feita totalmente em cores. Ela destaca que o conforto na leitura e a legibilidade do jornal estão intimamente associados ao cuidado com a tipografia. "No Brasil, a Folha foi a grande precursora da onda de desenho de fontes para jornal e a primeira a usar typedesigners e novas tecnologias no início dos anos 90", diz.

2000 - jornal pretendeu organizar de maneira mais nítida a hierarquia das notícias. Tratava-se de enfatizar visualmente o que é mais importante e o que é menos fundamental, o substantivo e o acessório.

2006 - a reforma buscava contemplar as mudanças nos hábitos de leitura, derivadas da expansão da internet e da multiplicação de ofertas de veículos e plataformas de informação.

2010 - o projeto atual incorpora aspectos das duas reformas anteriores e aponta para um jornal mais limpo, visualmente econômico, retilíneo, características marcantes da reforma conduzida por Stephan em 1996. Há também a preocupação de diminuir a diversidade entre os cadernos e em cada um deles, dando ao jornal um perfil mais homogêneo e unitário.

íntegra do texto

Nenhum comentário: