Está na Folha de S.Paulo deste domingo, 28, as diretrizes do novo projeto gráfico que circulará em maio. Reproduzo aqui os principais trechos do texto:
time
direção: Eliane Stephan
colaboração: Jair Oliveira e Naief Haddad, coordenador editorial da reforma
+ 16 profissionais de arte subordinados a Fábio Marra, editor da área
redesenho da fonte de títulos: Lucas de Groot, designer holandês. Groot redesenha a fonte de títulos criada especialmente por ele na reforma de 1996
fonte de texto e uma terceira família tipográfica: designers Erik Spiekermann, de Berlim, e Christian Schwartz, de Nova York
highlights
Otávio Frias Filho: "Ser mais legível, interessante e útil se tornou um imperativo" num ambiente marcado pela oferta cada vez maior e caótica de informações.
Eliane foi responsável pela reforma realizada em 1996, quando a impressão do jornal passou a ser feita totalmente em cores. Ela destaca que o conforto na leitura e a legibilidade do jornal estão intimamente associados ao cuidado com a tipografia. "No Brasil, a Folha foi a grande precursora da onda de desenho de fontes para jornal e a primeira a usar typedesigners e novas tecnologias no início dos anos 90", diz.
2000 - jornal pretendeu organizar de maneira mais nítida a hierarquia das notícias. Tratava-se de enfatizar visualmente o que é mais importante e o que é menos fundamental, o substantivo e o acessório.
2006 - a reforma buscava contemplar as mudanças nos hábitos de leitura, derivadas da expansão da internet e da multiplicação de ofertas de veículos e plataformas de informação.
2010 - o projeto atual incorpora aspectos das duas reformas anteriores e aponta para um jornal mais limpo, visualmente econômico, retilíneo, características marcantes da reforma conduzida por Stephan em 1996. Há também a preocupação de diminuir a diversidade entre os cadernos e em cada um deles, dando ao jornal um perfil mais homogêneo e unitário.
íntegra do texto
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