24 de fev. de 2010

Cérebro social

Do blog do Nova Spivack, CEO da Radar Networks e idealizador do Twine:


O cérebro humano é como um registro arqueológico. Diferentes níveis e áreas funcionais evoluíram ao longo do tempo. E agora uma nova camada está evoluindo. Proponho chamarmos essa nova camada do cérebro de metacórtex. (Nota: Metacórtex também é o nome da empresa onde Neo - Keanu Reeves - trabalhava em Matrix).


O metacórtex é a web - nossa crescente rede global de informação, as pessoas, os sensores e os dispositivos de computação. A web é, literalmente, uma nova camada do cérebro humano que transcende qualquer cérebro individual. É um cérebro global que conecta todos os nossos cérebros juntos. É inteligente. É talvez a maior invenção da humanidade. 


Coletivamente, reage, interpreta, aprende, pensa e age de formas que nós, como indivíduos mal conseguimos compreender ou predizer, e esta atividade compreende uma mente global emergente.


Paul Buchheit (criador do Gmail e Friendfeed) chama isso de "cérebro social" - com ênfase em redes sociais e interações sociais coletivas que estão ocorrendo. Penso que enquanto o metacórtex inclui a web social, ele a transcende - o conhecimento coletivo e a cognição incluem toda a atividade na internet.


Será que o metacórtex espelhará a estrutura e o processo do neocórtex? O que podemos aprender sobre o neocórtex do metacórtex e vice-versa? Quais são as áreas funcionais ou lóbulos do metacórtex?


Spivack quer ouvir o que você tem a dizer. Comente 

Nenhum comentário: