2 de fev. de 2010

10 anos do iG


iG fez 10 anos em 9 de janeiro. Eu fiz parte dessa história, com o logo ainda vermelho e feras como Nizan Guanaes, Matinas Suzuki Jr. e Leão Serva no comando do portal e do jornal Último Segundo, criado especialmente para a web.
Era tempo de criar e recriar, e o iG teve papel fundamental na inovação de formatos da internet brasileira. Na terceira edição de O Guia de Estilo Web - Produção e Edição de Notícias On-line (Senac), cuja primeira edição foi patrocinada pelo portal, conto uma pequena parte dessa história, reproduzida abaixo:

"Desde que a primeira versão deste livro começou a ser elaborada, entre 1998 e 1999, o jornalismo digital avançou muito no Brasil e no mundo, e não seria exagero afirmar que o Guia de estilo web – Produção e edição de notícias on-line, lançado pela Editora Senac São Paulo, em 2000, representa um marco na história da produção jornalística na Internet. A obra apostou em formatos textuais, mostrou a história do jornalismo digital e apontou caminhos para que conceitos acadêmicos fossem consolidados posteriormente, conforme são apresentados nos primeitos capítulos.

Hoje existe uma definição para o jornalismo praticado na web, há diversas nomenclaturas para denominá-lo, foram estabelecidas fases de evolução, além de previsões feitas em 1995 pela pesquisadora Nora Paul e colegas do Poynter Institute — e que se tornaram polêmicas ao serem revistas em 2005, quando a autora constatou que muito pouco do que se previu não fora realizado.



iG, maio de 2001


Características como atualização instantânea, continuidade da notícia e cobertura em tempo real de jogos, por exemplo, foram desenvolvidas no dia-a-dia da redação do jornal digital Último Segundo, do portal iG, sob o comando de Leão Serva e Matinas Suzuki Jr. Também foi o Último Segundo o primeiro jornal digital a fazer uma parceria com a rede BBC para oferta de conteúdo. O acordo deu início a outras parcerias que formam a produção do ciberspaço e fazem parte da composição noticiosa de grandes portais brasileiros.


Último Segundo, julho de 2000

Outra iniciativa pioneira do iG no país foi  o BliG, o blog do iG, criado sob minha coordenação. A importância dos padrões estabelecidos no Últmo Segundo à época de seu lançamento, em 1999, colocam-no como precursor na criação de conceitos e normatizações da produção on-line brasileira. O primeiro blog da web foi ao ar em 1992 criado por Tim Bernes Lee."

Nenhum comentário: