16 de jul. de 2009

User-agent: * Disallow: /

Por que impedir que os algoritmos do Google indexem conteúdo de jornais na web? Não é novidade a discussão sobre cobrar ou não pela informação que circula pela rede.

Tenho para mim que esse tema está fora da pauta dos usuários há bastante tempo, ainda que NY Times volte a cobrar centavos por seus textos, ainda que suas pesquisas apontem para interesse em pagar pelo que o jornalão americano divulga, trata-se de um caminho sem volta. Por dois motivos, no mínimo:

1) uma vez feito o download de um conteúdo pago, o cidadão pode fazê-lo circular onde quiser (e-mail, rede social e sites de compartilhamento de artigos e livros, entre outros).

2) é preciso que os jornais tenham um mecanismo eficiente de controle sobre a circulação da informação que postam na rede, e não apenas da que distribuem.

Pensando nisso, o blog do Google na Europa explica a importância de a busca indexar informações - atualmente, mais de 25 mil empresas noticiosas têm seu conteúdo disponível no mecanismo de busca - e ensina aos webmasters como bloquear as funções de seu algoritmo.

A pensar,

LM

Nenhum comentário: