7 de jan. de 2011

Caiu na rede? É peixe



Do blog do Maurício Stycer, no UOL:

"Se a décima edição do “BBB” foi marcada pelo investimento da Globo em recursos de interação – em seu site, no Twitter e outras redes sociais –, a décima-primeira dá sinais de que a carroça já anda na frente dos bois.

Com a ajuda da internet, o público que acompanha o programa provocou, por assim dizer, a “estreia” do “BBB11” uma semana antes da data oficial, além de ter causado alterações nos planos do diretor Boninho.


A primeira mudança deu-se ainda em novembro de 2010. No dia 24, Boninho anunciou aos leitores, no Twitter, duas novidades. Primeiro: “vai valer tudo, até porrada”. Segundo: “chega de bebida de criança”.


A repercussão nas redes sociais foi imensa, alcançando, naturalmente, antigos patrocinadores e eventuais novos clientes do programa. Logo no dia seguinte, o diretor culpava um jornalista pelo que todo mundo leu em seu perfil no Twitter: “Meu amigo @DanielKastro deu a entender que o BBB11 vai ser um ringue de porrada. Nada disso, editorialmente será só diversão. Sempre!”


A pressão dos patrocinadores ficou explícita no comentário seguinte que Boninho fez na rede social: “Além disso toda exibição do BBB11 será adequada para todos os públicos, de acordo com a classificação indicativa, 12 anos.”

No cronograma da Globo, os selecionados para a décima-primeira edição seriam divulgados na quinta-feira, 6 de janeiro. 


Na terça-feira, 4, o próprio Boninho avisou a seus seguidores no Twitter: “Ainda falta escolher seis participantes, que serão decididos apenas na quinta”.


O comentário foi feito no esforço de desmentir as inúmeras listas com nomes de participantes escolhidos que já circulavam na internet. Houve gente que, por simples desejo de promoção, simulou ter sido selecionada para o “BBB11”. 


Com base no Twitter, um site de celebridades da própria Globo chegou a noticiar que duas pessoas (uma fake, aparentemente) informavam que haviam sido selecionadas para o programa.


Na quarta-feira, 5, 24 horas antes do previsto, Boninho voltou ao Twitter e avisou: “Antecipamos. Em 10 minutos na globo.com/bbb os 17 confinados serão revelados.”


Divulgada a relação, mais uma vez o público mostrou a sua força e ajudou jornalistas a caçarem informações sobre os selecionados. Em pouco tempo, surgiram fotos eróticas de uma candidata quando divulgava seus mais notáveis atributos físicos como travesti na Europa. E fotos de uma outra candidata, sugerindo se tratar, igualmente, de uma garota que conquista amigos mostrando fotos suas em diferentes posições pelada na internet.


A Globo agiu com rapidez no primeiro caso. Na quinta-feira, 5, afastou a suspeita (e possivelmente acalmou seus patrocinadores) de que um travesti que oferecia o corpo na Espanha havia sido selecionado. Na verdade, Ariadna Thalia é hoje um transexual, que fez operação para mudança de sexo, alterou todos seus documentos e é, juridicamente, considerada mulher, como Roberta Close, por exemplo.


Até terça-feira, dia da estreia oficial, é possível esperar mais novidades."



Nenhum comentário: