6 de nov. de 2010

O livro depois do fim do livro




Do Portal Mackenzie:


O Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura em parceria com o Fórum da Cultura Digital Brasileira e apoio do Ministério da Cultura convidam para a conferência internacional “O livro depois do fim do livro“ com Bob Stein no dia 11 de novembro - Centro Histórico - às 9,30 horas. Haverá tradução consecutiva. 

Bob  Stein é fundador e co-diretor do Instituto para o Futuro do Livro (Institute for the Future of the Book) e por 13 anos organizou os títulos de Dvds - anteriormente Laser Discs e agora Blu-Rays - da prestigiosa Criterion Collection, uma série de filmes essenciais da história do cinema, além de mais de 75 projetos multimídia em formato de CD-ROMs incluindo edições especiais da Nona Sinfonia de Beethoven e Macbeth. Há 11 anos atrás, Stein começou a desenvolver ferramentas autorais para publicações eletrônicas das gerações seguintes. Ele tem recebido apoio da MacArthur Foundation e é afiliado à University of Southern California. 

O Instituto para o Futuro do Livro é dedicado a pensar e a desenvolver novas práticas para a publicação, divulgação, design e métodos de produção contemporâneos do livro e, principalmente, questionar as atuais publicações digitais, promovendo um debate sobre o que virá a ser considerado “livro” a partir do surgimento de equipamentos eletrônicos de leitura como Ipads e Kindles. O Instituto para o Futuro do Livro também desenvolve recursos para as editorias de livros e revistas, como as interfaces da revista Wired e da revista The New Yorker, ambas sucessos de crítica e de público pela versatilidade e facilidade de leitura e também por incorporarem os novos recursos oferecidos pelos tablets na própria experiência de leitura dos livros e edições impressas.

Como debatedora, foi especialmente convidada a pesquisadora e professora do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP,Giselle Beiguelman. Beiguelman é também artista reconhecida, diretora artística do Instituto Sérgio Motta e autora do livro O livro depois do livro (Peirópolis, 2003). Cicero Inácio da Silva, coordenador do Grupo de Estudos do Software no Brasil, mediará o encontro. 

Nenhum comentário: