28 de ago. de 2008

Good wanderlust

Infográfico animado da revista digital GOOD mostra a rota das melhores viagens da história. Destaque para o famoso On The Road, de Jack Kerouac.
LM

Vai um ícone aí?

A revista digital Smashing Magazine’s criou uma série de ícones que podem ser baixados na rede e usados gratuitamente em blogs e e-commerce, entre outros. São não vale vender ou redistribuí-los sem autorização.

LM

27 de ago. de 2008

Latest multimedia winners posted 24


Infográfico do New York Times mapeia 48 casas de repouso estruturadas em lucros x lei.
LM

Latest multimedia winners posted 23

explore


O site espanhol Consumer Eroski explica o mundo das abelhas....
LM

26 de ago. de 2008

Last stop


Reportagem multimídia do New York Times destaca personagens que saltam na última parada do metrô americano.

Pela base de dados

Infográfico do USA Today mostra avaliação dos hospitais dos EUA, dividido por estados e por ocorrências de saúde: ataque cardíaco, parada cardíaca e pneumônia.

25 de ago. de 2008

A web é motion blur?









Photos taken with a camera do not represent a single moment of time. Due to technological constraints these shots stand for some scene over a brief period of time. This time frame depends on the camera’s shutter speed. In motion blur, any object moving with respect to the camera will look blurred or smeared along the direction of relative motion.

Motion blur is frequently used to show a sense of speed. You can artificially achieve this effect in a usual scene using cameras with a slow shutter speed. Also Adobe Photoshop can be used for this purpose, though sometimes images may look unnatural and unprofessional. You may want to take a look at resources provided in the end of the article — they show how one can add the motion blur effect in photos.
A pensar,
LM

Estado da arte dos jornais dos EUA


O designer britânico Frank Ariss, responsável pelo redesenho do Minneapolis Tribune em 1969 conta, em entrevista a Mario García, o que pensa do desenho dos jornais americanos:

Mario: How would you describe the state of U.S. newspaper design today? Do you have a favorite newspaper in terms of design?
Frank: State of US newspaper design? Bloody deplorable. Bad editorial content can never be redeemed by good design nor can good editorial content be totally destroyed by bad design. So, show me a newspaper that has good editorial content and good design and it will be my favorite.

A pensar,

LM

24 de ago. de 2008

Crescem as imagens 2








Não apenas no Estadão aumentam as fotos: com diferentes formatos de templates de edição, os sites MSNBC, Washington Post, Guardian, Le Monde, Folha Online, El Mundo e El Pais também apostaram na conexão em banda larga de seus leitores para oferecer amplas imagens em suas capas.
No caminho...
LM

Crescem as imagens

Final dos Jogos Olímpicos em Pequim é destaque na capa do estadao.com.br, com foto panorâmica e bem maior do que normalmente é usada nos portais...
No caminho.
A pensar,
LM

De remediações e hipermídia 2

Reportagem multiforme do G1: o jornalismo digital é multimidiático ou hipermediático? Remediado já está mais do que certo que é: edição de matéria pinçada da tevê, texto e linha fina...

A pensar,

LM

De remediações e hipermídia

explore

Infográfico do G1 com os resultados do último Datafolha sobre a corrida à prefeitura de São Paulo, divulgado no sábado, 23 = Remediação e hipermídia...
LM

22 de ago. de 2008

É possível 3?


Tratamento na web para o ouro da brasileira Maurren Maggi conquistado na sexta-feira, 25/8, no salto em distância dos Jogos Olímpicos de Pequim. A capa atrai pelo formato diferente do usado normalmente nas edições on-line. A foto panorâmica grande leva o leitor a entrar no texto à espera de algo mais. Entretanto, o segundo nível do clique o leva a mais do mesmo: superfície em branco, diagramada no formato do papel, com título e texto. Only.

A pergunta é: vale quanto pesa?

A pensar,

LM

É possível 2?



Dá para fazer a mesma avaliação - belíssimas - das páginas da versão on-line da Folha?
A pensar,
LM

É possível?



Reprodução Folha de S.Paulo/ 2006 e 2008
Belísssimos os desenhos das páginas da Folha para a Copa de 2006 e o jogo do Brasil x Argentina nas Olimpíadas de Pequim de 2008.
E a pergunta permanece: qual é o nó na web?
A pensar,
LM

Are editors a luxury?

Pergunta o professor da Universidade de Nova York, Jeff Jarvis, no blog do jornal digital inglês The Guardian:

"Do we need editors? I hesitate to ask, knowing that one or two will be taking a sharpened pencil - a cursor, rather - to this very question. It's like insulting the surgeon moments before going under the knife. But as newspapers - especially regional papers in the UK and US - pare to the bone and then the marrow, it is worth asking whether editors are now a luxury."

Íntegra

A pensar,

LM

Infográfico na web tem que ser animado?



O infográfico do jornal português Público mostra como é produzido o etanol de milho. O desenho já se basta para o entendimento do processo. Mas uma animação sem a intervenção do usuário anima o desenho. A pergunta que se faz é a seguinte: é necessário animar esse infográfico só porque o suporte no qual ele está publicado é digital?

A pensar,

LM

The Dubai Report

Projeto do Mario García para o Gulf News, em Dubai. Qual é o nó da web para se pensar projetos gráfico e editorial?

A pensar,

LM

20 de ago. de 2008

Latest multimedia winners posted 22

61 great examples of online visual journalism
from around the world
by SND



A revista americana de humor Mad Magazine, dos anos 1960 até hoje apresentada em multimídia pelo New York Times.

LM

Latest multimedia winners posted 21

61 great examples of online visual journalism
from around the world
by SND

Exonerated, Freed, and What Happened Then

explore

Do NY TIMES

LM

19 de ago. de 2008

Latest multimedia winners posted 20

61 great examples of online visual journalism
from around the world
by SND

Endorsements of All Shapes and Sizes

The politicians, ex-politicians, non-politicians and newspaper opinion pages below have expressed support for presidential candidates.

Especial do New York Times reúne opinião de políticos, jornalistas, personalidades e eleitores em geral, sobre os candidatos à presidência dos EUA. Basta passar o mouse em cima das imagens que abre-se uma janela com dados do entrevistado e para quem vai seu voto.
LM

Latest multimedia journalism winners posted 19

61 great examples of online visual journalism
from around the worldby SND


A revista digital espanhola Consumer Erosky explica o que é a esgrima.
LM

Latest multimedia journalism winners posted 18

61 great examples of online visual journalism
from around the world
by SND

O site mexicano Reporte Indigo explica tudo sobre os e-books.

LM

18 de ago. de 2008

The birth of yhe internet



explore
Pacote multimídia do National Science Foundation conta a história da internet com gráficos, depoimentos e links para vídeos.
LM

Tribune contrata executivo de tevê

Deu no Estadão:

A empresa de comunicação Tribune Company, de Chicago, nomeou o ex-presidente-executivo do provedor de televisão por satélite DirectTV como publisher do "Los Angeles Times". Eddy Hartenstein tomará conta do maior jornal do grupo Tribune, como parte de uma nova estratégia de trazer talentos de outras indústrias para salvar o negócio.

Hartenstein vai substituir David Hiller, que renunciou ao cargo em julho.

O Los Angeles Times, assim como a maioria dos jornais americanos, tem se esforçado para sobreviver em um cenário de queda nas receitas com propaganda, conseqüência dos problemas enfrentados pela economia do país e também da migração de leitores para a internet.

A Tribune - que no começo da semana anunciou uma queda de 15% nas suas receitas com propaganda em jornais - trouxe executivos das áreas de rádio e televisão para dar uma sacudida na empresa e tirá-la de um estado que seu novo dono, Sam Zell, chama de "cultura da complacência".

íntegra

LM

Vida longa para o papel


Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, Rosental Calmon Alves, diretor do Knight Center for Journalism in the Americas, da Universidade do Texas, diz que os jornais impressos têm vida longa. Entretanto, avisa que mesmo em países onde as vendas estão subindo, os jornais terão de passar por mudanças radicais.

LM

17 de ago. de 2008

Latest multimedia journalism winners posted 17

61 great examples of online visual journalism
from around the world
by SND



Mapa interativo do New York Times compara a performance dos candidatos democratas nas últimas eleições dos EUA.

LM

Latest multimedia journalism winners posted 16

61 great examples of online visual journalism
from around the world
by SND

explore

O site mexicano Reporte Indigo conta a crise econômica dos EUA em um pacote multimídia.

LM

Latest multimedia winners posted 15

61 great examples of online visual journalism
from around the world by SND


explore

Especial multimídia do Discovery ensina a teoria da evolução das espécies, formulada por Charles Darwin, nos anos 1800.
LM

Latest multimedia winners posted 14

61 great examples of online visual
journalism from around the world
by SND

Infográfico e flash do site WRAL, editado pela Capitol Broadcasting Company, explica como economizar água.

LM

Latest multimedia winners posted 13

61 great examples of online visual journalism
from around the worldby SND



Pacote multimídia do jornal El Tiempo conta tudo sobre o tradicional festival de fogos de artifício que acontece todo ano no município de Villa de Leyva, que fica em Boyaca (Colômbia).

LM

15 de ago. de 2008

Latest multimedia winners posted 12

61 great examples of online visual journalism
from around the worldby SND

explore

Pacote multimídia do New York Times mostra alpinistas escalando o Monte Kilimanjaro, localizado no norte da Tanzânia, nas proximidades da fronteira com o Quênia , é o ponto mais alto da África. Com uma altitude de 5895 m., o antigo vulcão é ladeado for florestas com uma rica fauna. A área constitui o Parque Nacional do Kilimanjaro, inscrito pela Unesco em 1987 como Patrimônio da Humanidade.

LM